Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Primeira Aula - 02.03.11

Com dinamismo, nossa primeira aula focou-se em 3 momentos:

1) Descrição de características individuais
2) Decisão individual de personalidades
3) Discussão sobre a pergunta "Pau que nasce torto, morre torto?"

Para que possam entender esses momentos, falarei melhor sobre cada um deles. Vamos lá!

1) Descrição de características individuais

A professora solicitou que cada um escrevesse 5 verbos, 5 adjetivos e 5 substantivos que identificassem a si próprio, somando, assim, 15 palavras. Isso fora deixado de lado por um momento. No ponto "2" vocês entenderão melhor o motivo.

2) Decisão individual de personalidades

A professora dava 2 opções de personalidades opostas e de um lado iriam os que se achavam encaixados na personalidade "X" e do outro lado os que se achavam encaixados na personalidade "Y". Por exemplo, os alunos que acham que ouvem melhor do que falam para um lado, e para o outro os que se acham que falam melhor do que escutam. Depois, os que se acham extrovertidos para um lado e os que se acham introvertidos para o outro. Fez também para os que se identificam como "mão na massa", ou seja, que acham que executam melhor que os que coordenam e do outro os que se acham melhores coordenadores que executadores. Por último, os que se acham melhores como Líderes versus os que se acham melhores Liderados. Nesse momento houve uma maior parcela de pessoas que se identificaram como Líderes.
Na minha concepção, as primeiras opções foram só pra não deixar os alunos perceberem que o ponto principal que ela queria chegar era sobre liderança.
Deixado de lado as decisões de personalidades, foi pedido que fossem escritas 8 palavras que se relacionassem com um Lider e depois faladas para ela colocar no quadro.
Voltamos à aula (e ao ponto 1) para que cada um passasse seu caderno com suas 15 palavras para o colega do lado direito, que este iria identificar as palavras que se relacionavam com as palavras de liderança que ela havia escrito no quadro. Depois, os cadernos foram devolvidos aos donos e a professora perguntou quem tinha obtido 15 marcações, ou seja, todas as palavras identificavam um líder. Não houve ninguém. Então ela perguntou 14, 13, 12... O primeiro só saiu com 10 marcações: Eu (Ary Filho). Para surpresa, o segundo apenas com 5 marcações. Por fim, chegamos ao ponto principal destas duas abordagens: Almejar versus Ser. As pessoas confudem o que querem ser com o que são, pois como pode a grande maioria se achar como um Líder mas se em suas próprias definições não fazem referência a um Líder? Almejar é diferente de ser.

3) Pau que nasce torto, morre torto?

Essa foi a mais polêmica. Nasceria uma pessoa com sua personalidade já geneticamente formada ou iria adquirindo de acordo com sua vivência, suas experiências e seus ensinamentos repassados? Pessoas afirmam uma coisa e ao serem questionadas respondem se contradizendo. É uma questão complicada.
Pra mim, tudo é relativo. Há qualidades/defeitos subjetivos predispostos e há também aqueles que podem ser adquiridos com as experiências de vida. Um não é contraditório do outro e um não elimina o outro. Não são situações opostas, são situações simplesmente diferentes.
E você, qual sua opinião? Entender o ser-humano é complicado, tenho certeza disso.

Um Abraço.

Um comentário:

Prof. Luciana Nepomuceno disse...

Um bom resumo da aula e uma boa apresentação das suas referências pessoais.