Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Behaviorismo

No geral, entende-se Psicologia como a ciência do comportamento. Ao longos dos tempos foram sendo criadas maneiras para estudá-lo.

Behaviorismo é uma palavra da língua inglesa, que deriva de behaviour, que significa comportamento ou conduta. O Behaviorismo agrupa uma corrente de pensamentos na Psicologia que tem em comum o comportamento como seu objeto de estudo, onde este pode ser explicado sem que precise recorrer a processos mentais ou psicológicos internos, para os Behavioristas o comportamento é a causa dos meios externos em que o indivíduo vive.


John B. Watson (Pai do Behaviorismo)


São "basicamente" dois tipos:

O Behaviorismo metodológico (Watson) é fundamentado nos conceitos de estímulo e resposta, onde sao os pontos principais para a ciência do comportamento. Ele acredita na existência da mente, mas a ignora em suas explicações sobre o comportamento.

O Behaviorismo radical (Skinner) consiste na filosofia da Psicologia, que propõe a explicar o comportamento com base no medelo de seleção por consequências e na Analise Experimental do Comportamento. Um mecanismo que associa uma determinada resposta de um estímulo a uma coisa recompensadora, faz com que essa resposta do indivíduo seja condicionada à necessidade da ação.



A caixa de Skinner é um dos assuntos mais fomosos e estudados na Psicologia. Trata-se de uma caixa de vidro, com dispositivos de acionamento de água, luz, e em alguns modelos até choques em ratinhos, que são usados para os experimentos. A análise consiste em privar a água do ratinho, por dois dias até, para que ele acione uma barra no interior da baixa, pela qual vai ser depositada a água, e acabará com sua sede. Dessa forma, continua e continuamente, o ratinho perceberá que, a aguá virá se ele apertar a barra, ou seja, estímulo - resposta.

Nenhum comentário: