Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Histórico das Idéias Psicológicas

A Psicologia, é uma ciência que foi se desenvolvendo historicamente, com o passar do tempo, notou-se a necessidade de se entender os conhecimentos psicológicos e as idéias que norteiam essa tão impressionante ciência e a história dos homens que a construíram.
A ciência psicológica é entendida como uma prática social, que entende os fundamentos históricos e filosóficos intimamente ligados a forma de o homem viver e se expressar na sociedade.
Dessa forma, constata-se que a psicologia vai se formando a medida que os homens vão construindo a sí e o seu mundo, dentro das mais diversas formas de ver e viver no ambiente ao qual está inserido.
Ao falar em desenvolvimento da psicologia, nos referimos ao processo de elaboração do pensamento humano e entendemos que o homem está em contante movimento.

Quando os homens passam pelas experiências de uma subjetividade privatizada e ao mesmo tempo percebem que não são tão livres e tão diferentes quanto imaginavam, ficam perplexos. Põem-se a pensar
acerca das causas e do significado de tudo que fazem, sentem e pensam sobre eles mesmos. Os tempos estão maduros para uma psicologia científica (Figueiredo, 1991, p.30).

Podemos apontar duas concepções da ciência da história, a primeira considerada como internalista pressupõe que as idéias científicas são produto de outras idéias, neste sentido não considera os fatores externos tais como as condições sociais, econômicas e técnicas, relevando somente fatores ideológicos, supondo desta forma que a origem de um pensamento científico está no interior do sistema de idéias de uma época.

A segunda concepção, definida como externalista, pressupõe que a história das ciências condiciona os acontecimentos científicos às suas relações com os interesses sociais ideológicos, filosóficos e econô-
micos, podendo ser fatalista e mecânica, ao estabelecer uma relação de causa e efeito, isto é, revela uma concepção de homem passivo diante de uma realidade na qual não pode intervir, por estar totalmente condicionado aos fatores sociais e econômicos.

Nenhum comentário: