Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Liderança - Filme - VIDA DE INSETO



Entende-se por Liderança, o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o em uma equipe, parar gerar resultados. Consiste na habilidade de motivar, e influenciar os liderados de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e entusiasmados para alcaçarem os objetivos da equipe e da organização.

Parabéns aquele ou aquela que decidiu usar o filme - Vida de Inseto - para exemplificar Liderança das organizaões. Pois o filme abrange uma grande parte do aspetos da Liderança, senão todos.

O filme se passa em uma colônia de formigas, que sempre colhem seus grãos durante toda a primvera e verão para comerem no inverno, porém entregam boa parte de toda a sua colheita para os ganhanhotos. Flick, uma formiga bem atrapalhada, diga-se de passagem, cheia de idéias e invenções, sempre querendo contribuir com as atividades da colônia. Porém ela é muito desastrada. Certa vez, sem querer ela derruba toda a colheita que as formigas aviam juntado, então quando os gafanhotos chegam ficam enfurecidos e ameaçam matar se elas não juntarem os mantimentos pra eles.

Exausto de toda essa escravidão, Flick decide buscar guerreiros para ajudar às formigas a deter os gafanhotos. Porém é descoberto que os "guerreiros" não passam de trabalhadores de circo. É um filme muito engraçado, cheio de confusões e uma pitadinha de romance.

Ao assistir o filme, é possível notar o quanto é relevante o trabalho em equipe dentro de uma organização. Todo o trabalho das formigas de separarem os grãos pro inverno, e também a batalha contra os gafanhotos demonstra muito bem que um só pode não fazer diferença, mas uma equipe sim, tem muita força e faz toda a diferença. As formigas representam bem o papel de equipe, e o gafanhoto tudo o que um líder NÃO deve fazer. Uma liderança apoiada em conflitos, autoritarismo, força bruta e verbal, assédio moral e desmotivação da equipe, não suportará por muito tempo.

Na vida das organizações, devemos trabalhar como as formigas, em equipe, motivadas, lutando por um ideal comum. Líderes não devem ser como gafanhotos, e sim como parte integrante do formigueiro, que encoraja, orienta e fortalece, para identificar e suprir as fraquezas da equipe.

"LÍDER É AQUELE QUE CONDUZ, NÃO AQUELE QUE IMPÕE"


Você já assistiu o filme Vida de Inseto?? Então fica a dica.

Nenhum comentário: