Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Satisfação nas Organizações







Satsifação no trabalho trata-se de uma variável de atitude, onde demonstra o que as pessoas estão sentindo em relação ao trabalho que elas têm. É de extrema importância o conhecimento dessa possível satisfação por parte das empresas que os indivíduos atuam, pois as empresas que estão mais sintonizadas com seus clientes, terão maior vantagem competitiva, aumentando a fidelização, garantindo o sucesso e a sustentabilidade a longo prazo. Em outras palavras, Satisfação no trabalho é quando as pessoas gostam do seu trabalho, e Insatisfação no trabalho é quando elas não gostam.

Antigamente pra se estar satifeito com o trabalho era só o funcionário se tornar "efetivo" não é? Hoje em dia não é mais assim, pra falar a verdade isso mudou faz anos. Atualmente, as probabilidades de crescimento da empresa, ambiente agradável, reconhecimento e principalmente a qualidade de vida gerada por este emprego, passaram a ser sinônimos para esta "satisfação". Porém não se deve confundir Satisfação no trabalho com Felicidade. Tudo bem, faz parte em certos aspectos, mas não é o todo do que se trata, a Felicidade pode gerar conflitos em um departamento inteiro, e assim prejudicar a organização.

Existem duas maneiras de abordar os estudos da satisfação do trabalho - a abordagem global, que considera a satisfação no trabalhob como um sentimento único e globa em relação ao trabalho; e a abordagem de facetas, que se concentra em aspectos diferentes de um trabalho como os prêmios, outras pessoas do trabalho, as condições e a natureza do trabalho.

A satisfação no trabalho se mantêm correlacionada diretamente com o Motivação no trabalho, onde em sua maioria uma depende da outra para funcionar. Onde se tem motivação para trabalhar, bem possivelmente irá ter uma grande satisfação com o trabalho.




Para saber mais sobre Motivação no trabalho, veja o post MOTIVAÇÃO E ORGANIZAÇÃO.

Nenhum comentário: