Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Motivação e Organização



Motivação vem do Latin movere, mover. Na psicologia está diretamente relacionada com as Organizações. Em outras palavras, é chamada de motivação no trabalho.

Você é organizado e motivado para trabalhar???

OU

Em relaçã
o a trabalho, a concepção Marxista mantém uma confusão, entre atividade humana ee trabalho. Ele afirma que ser humano é um possuidor de força de trabalho e só se realiza no próprio ato de trabalhar. A justiça e a igualdade, segundo ele são fundamentais no trabalho.

É comum saber que existem muitas empresas nas quais os funcionários são desmotivados, que eles não interagem, que têm problemas emocionais e dessa forma a empresa não atinge a produtividade esperada. Nesses casos, todas essas queixas são direcionadas a problemas individuais, de cada funcionário isoladamente. Porém, não é questionado, "por que" eles são desmotivados, "por que" eles não conseguem interagir.

"OLÁ, BOM DIA" Esta é uma frase bem simples ? Tão simples que pode motivar companheiros a trabalharem melhor, e frases como esta são comprovadamente, maneiras de se obter melhores ambientes de trabalho.

Hedonismo? Hein?



Hedonismo é um princípio que postula que os indivíduo
s sempre buscam o prazer e sempre afastam-se do sofrimento (Um princípio cheio de lógica, diga-se de passagem). Ele diz que em cada situação os indivíduos procuram selecionar alternativas de ação para aumentar o prazer e diminuir o sofrimento.

Alguns estudiosos: Dentre os estudiosos da motivação, Lewin foi o que nos trouxe maior contribuição. Ele afirma que uma escolha feita por um indivíduo diz respeito aos motivos e cognições próprios do momento em que ele está fazendo a escolha. Diferentemente dos Behavioristas que acreditam que as escolhas dos indivíduos se relacionam não só com o momento da escolha, mas também se relaciona com o passado do mesmo. Freud acredita numa motivação de forma dinâmica, onde existem forças internas que motivam o comportamento humano e são representados por instintos.

Todo bom administrador, ou estudantes de administração conhecem a Pirâmide de Maslow, não é? Bom, ou pelo menos deveriam, pois ela é a "peça-chave" para se entender a teoria da motivação.



Abraham Maslow trouxe suas experiências como psicólogo clínico e desenvolveu a Teoria Hierarquica das Necessidades. Maslow organizou as necessidades numa pirâmide, colocando em sua base as necessidades mais primitivas e básicas, somente à medida que as necessidades básicas vão sendo supridas, surgirão as necessidades superiores. Esse aspecto da pirâmide de Maslow também se adequa às organizações. As empresas precisam suprir as necessidades dos funcionários, para que esses possam se motivar, alcançar a auto-realização profissional e levar produtividade à organização. Para melhor explicar essa motivação no trabalho, vamos falar sobre Herzberg. Sua Teoria de Motivação no Trabalho faz a distinção entre satisfação no trabalho e motivação no trabalho. Os fatores que levam a satisfação no trabalho são os fatores higiênicos, que são as condições em que o trabalho é realizado: supervisão, condições fisicas do trabalho, o salário, sistema gerencial, segurança no trabalho, etc. Os fatores que levam a motivação são a criatividade, liberdade, responsabilidade e inovação no trabalho.



A organização e a motivação geram um au
mento da produtividade e da qualidade no trabalho.Organizando-se, você estará contribuindo com seus colegas de trabalho, sua família e principalmente com sua saúde.

Nenhum comentário: