Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Grupos e Equipes

Você trabalha em um Grupo ou em uma Equipe?? Será que tem diferença??

Rsp.: Com certeza tem.

"Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é
uma equipe." Fonte





No grupo todos têm os mesmos objetivos e têm seus papéis e funções definidos. No entando, os resultados não aparecem como o esperado. Mas por que??

A realidade é que nos grupos, ninguém sabe direito o que o outro pensa porque não há comunicação, e quando há eles não se comunicam de forma clara para verificar o que realmente estão pensando. Tem vezes que eles falam, mas é de forma descontrolada, sem habilidade. O que não é nada favorável pro grupo, não é?!
Em um grupo cada componente está "sozinho", ninguém se dispõe a ajudar o outro. Como diz o ditado "É cada um por si".


Equipe tem quase a mesma definição de Grupo. São um conjunto de pessoas com objetivos comuns, com papéis e funções definidos, e além disso, possuem uma série de fatores positivos que o diferencia do grupo e garante a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade. Mas por que?

Na equipe é presente uma grande transparência por parte de todos os componentes. Não há máscaras, cada um sabe o que o outro pensa, e sente sobre o assunto do trabalho, de maneira bem construtiva. A colaboração mútua está sempre presente, cada um pode contar com o outro de forma espontânea e prazerosa a qualquer momento. Pelo que está sendo falado, parece ser um ambiente PERFEITO não é mesmo? Calma, o fato do desse ambiente ser tão bom, não quer dizer que não apresente conflitos, eles fazem parte do relacionamento humano, e podem se tornar um fator de crescimento para todos.

E agora, o que você prefere, Grupo ou Equipe? Sua opinião em muito bem vinda!

Nenhum comentário: