Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ciência x Senso Comum


Antes de tudo é preciso definir o que é senso comum e ciência.

De acordo com o nosso querido amigo Dicionário, Senso comum é o Conjunto de opiniões tão geralmente aceitas em época determinada que as opiniões contrárias aparecem como aberrações individuais.

Entende-se assim que, o senso comum, por ser aceito em época determinada, varia de acordo com a mesma, melhor dizendo, varia de acordo com os conhecimentos alcançados pela maioria num determinado período histórico, mesmo existindo aqueles que estavam à frente do seu tempo, mas evoluidos, essa minoria por não se adaptarem a esse "senso comum" eram discriminadas.
Querem exemplo melhor do que Galileu Galilei? O senso comum da sua época era que a terra era o centro do universo e o sol girava em torno dela. Então, ele vem afirmando que na verdade a Terra é que girava em torno do sol, e ele quem era o centro do universo, por causa disso ele quase foi queimado vivo pela Inquisição. Nada demais né?!

O senso comum é passado de pai para filho, sem questionamento. É como se trata-se de algo óbvio e que todos soubessem que é daquela maneira que se deve pensar. Todos nós sabemos que a cor de uma folha é verde, ou que a água do mar é azul, mas será? De acordo com o senso comum sim, e se alguém for questionar, logo vão chamar de maluco. Ora essa questionar algo tão óbvio!

Ai é que entra a Ciência, menos crédula e procura através do raciocínio frio e métodos experimentais a comprovação daquilo que os sentidos não mostram. Usando meios mais complexos e se baseando em estudos científicos ela vai comprovar, que na verdade, a cor da folha é aquela pq existe uma grande quantidade de clorofila na sua composição, e que a água do mar na verdade é incolor, como qualquer outra água, mas ela fica azul devido os reflexos da cor do céu, que na maior parte do tempo é azul.
De acordo com isso pode-se definir ciência, como um método de pesquisa baseado na faculdade racional do ser humano e na comprovação experimental do fato pesquisado.

A ciência e o senso comum são como dois extremos de um mesmo fenômeno. O extremo ciência representa a parte dinâmica, que faz o conhecimento evoluir, o extremo senso comum é a parte conservadora do conhecimento, por isso se torna imóvel, repetindo um ciclo fechado, eternamente, se não for desprendido pelo processo evolutivo da ciência.

Nenhum comentário: