Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Personalidade e Falsa Consciência

Do que se trata a Personalidade?

Alguém já te falou: "Nossa, vc tem uma personalidade forte", ou então: "Fala sério, isso é falta de personalidade". Vamos tentar entender por que!!!

A Personalidade é um conjunto de características ou traços psicológicos bem particulares, relativamente estáveis e organizados de forma particular. Ela se mostra à medida que a pessoa em si, interagi com o meio ambiente, isso faz com que ele adquira uma maneira pessoal de agir com as pessoas, pensar e até sentir. Carver e Scheier dão a seguinte definição: "Personalidade é uma organização interna e dinâmica dos sistemas psicofísicos que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa".
Entende-se então que nunca uma pessoa é igual à outra. Por mais que, muitas vezes, acreditem, existem pessoas que tentam ser igual a outras. Agindo igual, falando igual, até querendo pensar da mesma maneira, mas fica a dica pra elas: "Não adianta colega, se conforma tá?!"
Existem maneiras de se desenvolver a Personalidade. Já que ela tá sofrendo "constantemente" influência do meio, e ao mesmo tempo interagi com ele, então ela também fica sujeita a sofrer modificações. É muita pressão gente.. rs'
Essas modificações podem favorecer ou não o ajustamento desse ser. Qualquer coisa pode afetar sua personalidade, e até causa um desajustamento emocional, coisas bem simples como um natural stress.
À respeito disto estão as "Barreias", são elas que impedem a realização de algo, logo insatisfação. Quando você quer entrar em casa, está super cansada, e de repente percebe..que perdeu sua chave. Tem coisa mais frustante? É tem.. rs' Mas esse serve de exemplo!
Entre outras coisas: Quando uma pessoa não é aceita em algum grupo, Ambiguidade, ou até deficiências físicas ou mentais.







Agressão, raiva, medo, ansiedade são reações de quando alguém está frustrado. E se as pessoas só se voltarem para elas, afetará em cheio sua personalidade, a desintegrará. É necessário buscar defesas, compensar aquilo que foi feito errado, ser racional, não trazer para hoje algo que já magoou no passado, etc.

Existem "testes" de personalidade, alguns até bem engraçados. Clique aqui e veja qual a sua.

Nenhum comentário: