Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

Ciência do Eu - Id, Ego e Superego

Todo mundo já assitiu o Mickey não é?? Lembram do Pluto?? Ele sempre se metia em enrrascada né?? Daí quando ele tava em alguma delas, sempre aparecia um diabinho de um lado e um anjinho do outro, lembram?? Me lembro muito, eu adorava. xD

Então, aquilo se trata do Id, Ego e o Superego.


O Id, se caracteriza pelo prazer, presento no incosciente, e ele fica lutando constantemente a fim de satisfazer os desejos e instintos, e não se importa com o mundo externo.
O Ego, também é conhecido como nosso "eu interior", ele controla o id, e se encontra intermediando o id e o mundo externo, é a parte consciente que existe na personalidade do ser, e é o que freia as busca do id de sempre satisfazer os desejos sem se preocupar com o mundo externo, buscando uma saida apropriada para satisfazer ass necessidades.
O Superego é o que corresponde à moral, que foi submetido desde a infância do indivíduo, de acordo com sua criação e crescimento. O superego se encontra sempre em conflito com o id, já que ambos tem destinações focadas opostamente.

Agora sempre que nos depararmos com uma situação, saberemos o que estará atuando em nossa mente para tomarmos a decisão necessária. Assista ao vídeo e veja um exemplo:


Nenhum comentário: