Páginas

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pensamentos que deram origem as Idéias Psicológicas

Os gregos tiveram forte influencia para a origem dos pensamentos psicológicos, os tais foram os primeiros povos a desenvolver o estudo da alma, do material, dos pensamentos e sentimentos humanos, desde então, outros povos voltaram-se para essa observação com mais minúcia, é o caso dos pré-socráticos, que começaram a analisar a relação homem x meio, como o homem agia diante das influencias do meio e como se comportava diante do ambiente o qual estava inserido.
Grandes pensadores como Sócrates, Platão e Aristóteles, também tentaram relacionar o mundo das idéias e a vivência humana, através do estudo da razão.
A época do Renascimento, também impulsionou bastante as idéias psicológicas através da busca de explicações para a relação homem/mundo.

Em 1895, o cientista social francês Gustave Le Bon (1841-1931) apresentou, em seu pioneiro trabalho sobre a Psicologia das Multidões, a proposição básica para o entendimento de uma psicologia social: sejam quais forem os indivíduos que compõem um grupo, por semelhantes ou dessemelhantes que sejam seus modos de vida, suas ocupações, seu caráter ou sua inteligência, o fato de haverem sido transformados num grupo, coloca-os na posse de uma espécie de mente coletiva que os fazem sentir, pensar e agir de maneira muito diferente daquela pela qual cada membro dele, tomado individualmente, sentiria, pensaria e agiria, caso se encontrasse em estado de isolamento [9: p. 18]. Essa proposição e os argumentos de Le Bon para justificá-la, serviu de parâmetro para o estudo sobre Psicologia de Grupo publicado por Sigmund Freud em 1921.
Observa-se também que a psicologia desenvolveu sua notoriedade como disciplina científica ao afirma-se como uma ciência natural em oposição às ciências sociais ou humanas nos finais do século XIX. Crente na impossibilidade teórica da mente voltar-se sobre- se mesmo como sujeito objeto de pesquisa Wilhelm Wundt (1832-1920) propôs a psicologia como um novo domínio da ciência em 1874 no seu livro Princípios de Psicologia Fisiológica e a criação de um laboratório de psicologia experimental (1879) em Leipzig.
No Brasil a psicologia social tem início nos estudos etnopsicológicos de Nina Rodrigues em 1900, O animismo feitichista dos negros africanos e As coletividades anormais, ou melhor, como coloca Laplantine (1998) nos estudos que revelam o confronto entre a etnografia e a psicologia. Materiais etnográficos recolhidos a partir de observações muito precisas são interpretados no âmbito da psicologia clínica da época. Nina Rodrigues considera os problemas da integração das populações européias às advindas da diáspora africana que segundo ele constituem o principal obstáculo para o progresso da sociedade global.

Nenhum comentário: